Obra nova ao rubro: mais de 15 mil casas licenciadas até agosto



Nos primeiros oito meses de 2019, o número de habitações em construções novas licenciadas cresceu 15,3%, para 15.318, face a igual período do ano passado. Os dados foram revelados pela Síntese Estatística da Habitação da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Até ao final de agosto, foram licenciadas 10.836 obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais, pelas câmaras municipais, mais 8,6% do que as 9.974 obras licenciadas no mesmo período de 2018.

O consumo de cimento no mercado nacional teve um grande aumento, crescendo 16,1% nos primeiros oito meses do ano quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Em agosto de 2019, o valor chegou quase às 2,2 milhões de toneladas, sendo que o valor total em 2018 foi de 2,8 milhões.

“Relativamente, ao novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras regista–se uma subida de 5,7% para 6.873 milhões de euros, em termos homólogos acumulados até ao final de agosto”, escreve a associação. Apesar deste crescimento, a associação diz que o stock de crédito total à habitação cresceu apenas 0,2%.

Quanto ao crédito concedido às empresas de construção e imobiliário, a associação diz ter continuado a observar uma contração do montante total em stock, com um decréscimo, em agosto, de 9,1%, face ao mesmo mês de 2018. “Em agosto apurou-se um novo máximo na avaliação bancária na habitação, fixando-se em 1.288 euros por m2, o que corresponde a um aumento de 7,7%, em termos homólogos, em resultado de um aumento de 9,5% nos apartamentos e de 5,4% nas moradias”, diz a AICCOPN.

Sobre a região da Madeira, a associação dá conta 338 fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em agosto de 2019, mais 21,6% do que os 278 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

                                                                                 FONTE [IDEALISTA/NEWS]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Central de Bombagem do Serviço de Incêndios (CBSI)

Periodicidade da Realização de Simulacros

Equipas de Segurança - O que mudou