Segurança contra incêndios nas associações




Realiza-se dia 8 de maio, pelas 21h00, na Junta de Freguesia da Quinta do Conde uma sessão de esclarecimento sobre segurança contra incêndios em edifícios e equipamentos de utilização coletiva, nomeadamente associativa.

Dada a atualidade e relevância deste tema para a vida das coletividades e associações, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde apoia esta a realização desta sessão, da iniciativa conjunta da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal).

De acordo com uma nota da ANPC, “a salvaguarda da segurança das pessoas e bens constitui uma função primordial e prioritária do Estado. Neste âmbito, ao longo das últimas décadas foi desenvolvido um conjunto de atos normativos na área da segurança contra incêndios em edifícios, que visam reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios, limitar o desenvolvimento de eventuais incêndios, circunscrevendo e minimizando os seus efeitos, facilitar a evacuação e salvamento dos ocupantes em risco e permitir a intervenção eficaz e segura dos meios de socorro.

O modelo existente de verificação, manutenção e garantia das condições de segurança contra incêndio assenta no princípio da responsabilização das entidades que detêm a propriedade do edifício ou recinto e das entidades que detiverem a exploração do edifício ou recinto consoante a situação, ou ainda as gestoras no caso de edifícios ou recintos que disponham de espaços comuns, partilhados ou de serviços coletivos.”

A Junta de Freguesia convida todos os dirigentes associativos a marcar presença neste evento de entrada livre.


Fonte: Junta de Freguesia da Quinta do Conde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Central de Bombagem do Serviço de Incêndios (CBSI)

Periodicidade da Realização de Simulacros

Equipas de Segurança - O que mudou