Incêndio de "grandes proporções" em sucata em São Pedro da Cova




Um incêndio de "grandes proporções" consumiu uma sucata em S. Pedro da Cova, Gondomar, no distrito do Porto, indicaram à Lusa fontes da Proteção Civil.


"É um incêndio de grandes proporções, mas neste momento não é possível adiantar mais dados. São materiais perigosos por serem ferrosos", disse à Lusa o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de São Pedro da Cova, Mário Ferreira, que acompanhava um outro foco de incêndio florestal na mesma freguesia, mas já em fase de rescaldo.

O alerta foi dado cerca das 10:00 da manhã e de acordo com a página da Proteção Civil no local, pelas 11:30, estavam 55 homens apoiados por 20 viaturas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de São Pedro da Cova, Pedro Vieira, contou que as pessoas que se encontravam nas imediações da estrada "estão a ser retiradas" e descreveu um cenário "complicado" devido às explosões causadas pelo rebentamento de botijas de gás e oxigénio.

A coluna de fumo é visível do concelho do Porto e no local, ainda que afastado do foco de incêndio devido ao perímetro de segurança montado pela GNR, é possível ouvir explosões.

O combate ao incêndio que deflagrou na sucata "está a evoluir favoravelmente", mas obrigou ao encerramento de uma escola "por precaução", afirmou o presidente da câmara local, Marco Martins.

"O fumo é muito denso, mas o combate está a evoluir favoravelmente. Colocou-se a hipótese de evacuar edifícios vizinhos, mas se forem cumpridas regras de segurança, como fechar janelas, não se torna necessário. A escola [EB1 de Fânzeres] foi encerrada por precaução", disse Marco Martins.

Fonte: [DN]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Central de Bombagem do Serviço de Incêndios (CBSI)

Periodicidade da Realização de Simulacros

Equipas de Segurança - O que mudou