CMF promove Semana da Prevenção no Galeão até sexta-feira




O vereador João Pedro Vieira, que tem a tutela da Proteção Civil no Município do Funchal, presidiu, esta manhã, à sessão de abertura da 2.ª edição da “Semana da Prevenção – Galeão + Resiliente”, que vai decorrer até à próxima sexta-feira, dia 25 de janeiro, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.
Segundo comunicado da Câmara Municipal do Funchal, a iniciativa tem como objetivo promover, junto dos jovens, comportamentos responsáveis e adequados face a situações de emergência, “preparando-os para o futuro e tornando-os mais resilientes.”
João Pedro Vieira começou por congratular o Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal pela “dedicação e disponibilidade em sensibilizar diversas faixas etárias para a importância de uma cultura de segurança, que prime por comportamentos responsáveis”, bem como a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro pela “recetividade e proatividade em colaborar em iniciativas desta natureza”, o que resultou na atribuição de um Certificado de Boas Práticas.
“Os Núcleos de Proteção Civil surgiram como uma nova abordagem do atual Executivo Municipal para garantir a segurança nas Zonas Altas do concelho. Acreditamos que, numa perspetiva de proximidade, é essencial dotar os nossos jovens de mais informação, para que, em momentos de perigo iminente ou emergência, tenham as ferramentas para agir de uma forma adaptada e eficaz, bem como colaborar com as entidades intervenientes”, acrescentou o Vereador.
A iniciativa de sensibilização surgiu no âmbito dos Núcleos de Proteção Civil (NPC), projeto que está a ser desenvolvido desde 2016 pela CMF. No presente ano letivo, o NPC do Galeão conta com a participação de alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade e com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. João Pedro Vieira terminou realçando que “acreditamos que podemos veicular a mudança de comportamentos através dos nossos jovens, com uma perspetiva de confiança, entreajuda e cidadania ativa.”
O programa inclui um vasto leque de atividades, desde jogos didáticos subordinados às Medidas de Prevenção e Autoproteção, nomeadamente aluviões, inundações urbanas e incêndios florestais; visitas de estudo à Estação de Biologia Marinha, ao Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira e ao Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, relacionadas com as temáticas da “Poluição Marinha” e “Chamada 112”; ações de sensibilização sobre “Situações de Emergência” e “Gestão do Stress” e palestras sobre “Plano de Prevenção e Emergência nas Escolas” e “Riscos Naturais e Procedimentos Gerais de Segurança”.
Ainda durante a Semana da Prevenção, irá realizar-se um simulacro e um exercício interno (em horário noturno), que envolverá toda a comunidade escolar, com o objetivo de testar os procedimentos relativos à evacuação dos alunos e do pessoal docente e não docente, bem como as medidas de autoproteção introduzidas pela EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Fonte: JM Madeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Central de Bombagem do Serviço de Incêndios (CBSI)

Periodicidade da Realização de Simulacros

Equipas de Segurança - O que mudou