Sabia que vão sair novas leis relativamente à reabilitação urbana?

O governo avança com regulamentação em falta para complementar a legislação sobre reabilitação urbana. Há novas regras de segurança, eficiência energética, acústica e acessibilidades.


Resultado de imagem para reabilitação urbana


As novas regras para a reabilitação urbana de edifícios para habitação entram em vigor a 15 de novembro e, de acordo com o Jornal de Negócios, preveem que seja sempre obrigatório saber se é necessária uma avaliação da vulnerabilidade sísmica, independentemente da idade do prédio. Há, ainda, novas regras sobre segurança contra incêndios, eficiência energética e comportamento térmico, acústica, acessibilidades e instalações.

À exceção da análise da vulnerabilidade sísmica, as novidades vão depender da data de licença de construção dos edifícios. No caso de ampliações, por exemplo, as novas regras aplicam-se a prédios que tenham licença de construção emitida até 1977, tal como as regras relativas a infraestruturas de telecomunicações.

Na segurança contra incêndios, as novidades são válidas para os casos em que o procedimento de controlo prévio ocorreu antes de 2008. No que diz respeito ao desempenho térmico e à eficiência energética, estão em causa edifícios construídos a partir de 1990.

Com a nova regulamentação, termina o regime excecional criado em 2014 para flexibilizar regras de acessibilidades ou reforço sísmico em obras de reabilitação — desde que tivessem lugar em edifícios com mais de 30 anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Central de Bombagem do Serviço de Incêndios (CBSI)

Periodicidade da Realização de Simulacros

Equipas de Segurança - O que mudou