Situações de emergência – a comunicação, nas MAP
Processo de alerta
Reconhecimento:
Uma situação de emergência pode ser
detetada por meios humanos ou por meios automáticos.
Independentemente da forma de deteção é
fundamental transmitir a informação para que possam ser tomadas as medidas
adequadas de controlo e limitação das consequências do sinistro.
Os alarmes gerados de modo automático
carecem de confirmação humana, pois pode tratar-se de falso alarme. Deste modo,
o funcionário responsável pelo atendimento, ao identificar o alarme de
emergência da central ou ao ser informado de uma situação de emergência, deve solicitar
a confirmação humana da situação, pedindo ao Coordenador do Piso afetado para
aferir a veracidade do alarme. Caso se confirme deverá acionar a botoneira de
alarme.
Caso se confirme, deverá ser informado
o Responsável de Segurança de Emergência do edifício afetado e o Delegado de
Segurança.
Procedimentos de alerta:
O Delegado de Segurança, após
considerar que os meios internos não são suficientes face à situação de
emergência, solicita a intervenção dos agentes externos pela seguinte ordem:
1º Corpo de bombeiros;
2º Proteção Civil;
3º GNR/PSP;
4º Centro de Saúde;
5º Poderá ainda contactar ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho.
Deverá informar às autoridades o seguinte:
1º Identificação (Nome, Cargo,
Instalações);
2º Localização/morada das instalações
indicando pontos de referência;
3º Breve Explicação do sinistro
(incêndio, proporções, nº feridos e nº de crianças que intervêm no incêndio (no
momento);
4º Fornecer um contacto direto para a
comunicação.
Procedimento para a comunicação
- Escreva uma lista dos pontos principais da informação falada para transmitir
- A informação deve ser sucinta e precisa;
- Nenhuma frase deve ser mais longa que quinze palavras;
- As respostas às perguntas deverão ser curtas e simples;
- Mantenha a calma e faça uma pausa para pensar antes de responder a questões difíceis;
- Limite a duração da comunicação;
- Se não ouvir claramente ou não entender uma pergunta, peça para repetir. Não responda até entender claramente o que estiver a ser perguntado;
- Não responder a perguntas sobre matérias que não tenha conhecimento.
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