Situações de emergência – a comunicação, nas MAP


Nesta semana será enquadrado este tema em continuação com o artigo da semana passada “Situações de emergência – a comunicação”.

Processo de alerta

Reconhecimento:

Uma situação de emergência pode ser detetada por meios humanos ou por meios automáticos.

Independentemente da forma de deteção é fundamental transmitir a informação para que possam ser tomadas as medidas adequadas de controlo e limitação das consequências do sinistro.

Os alarmes gerados de modo automático carecem de confirmação humana, pois pode tratar-se de falso alarme. Deste modo, o funcionário responsável pelo atendimento, ao identificar o alarme de emergência da central ou ao ser informado de uma situação de emergência, deve solicitar a confirmação humana da situação, pedindo ao Coordenador do Piso afetado para aferir a veracidade do alarme. Caso se confirme deverá acionar a botoneira de alarme.

Caso se confirme, deverá ser informado o Responsável de Segurança de Emergência do edifício afetado e o Delegado de Segurança.

 Procedimentos de alerta:

O Delegado de Segurança, após considerar que os meios internos não são suficientes face à situação de emergência, solicita a intervenção dos agentes externos pela seguinte ordem:

1º Corpo de bombeiros;

2º Proteção Civil;

3º GNR/PSP;

4º Centro de Saúde;

5º Poderá ainda contactar ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho.


Deverá informar às autoridades o seguinte:

1º Identificação (Nome, Cargo, Instalações);

2º Localização/morada das instalações indicando pontos de referência;

3º Breve Explicação do sinistro (incêndio, proporções, nº feridos e nº de crianças que intervêm no incêndio (no momento);

4º Fornecer um contacto direto para a comunicação.


 Procedimento para a comunicação

  •  Escreva uma lista dos pontos principais da informação falada para transmitir
  • A informação deve ser sucinta e precisa;
  • Nenhuma frase deve ser mais longa que quinze palavras;
  • As respostas às perguntas deverão ser curtas e simples;
  • Mantenha a calma e faça uma pausa para pensar antes de responder a questões difíceis;
  • Limite a duração da comunicação;
  • Se não ouvir claramente ou não entender uma pergunta, peça para repetir. Não responda até entender claramente o que estiver a ser perguntado;
  • Não responder a perguntas sobre matérias que não tenha conhecimento.


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