Situações de emergência – a comunicação


No nosso dia-a-dia podem acontecer algumas situações de emergências e é importante saber como agir.

Mas o que é uma situação de emergência?

Compreende-se por uma situação incomum da rotina e que acontece de repente. É causada por algum desastre, calamidade ou uma catástrofe.

Nessas situações, quanto mais envolvida e próxima a pessoa estiver do ocorrido, mais nervosa fica, menos lúcida e sem ter uma boa capacidade de comunicação.

A comunicação é importante para conseguir obter ajuda de quem está mais distante e de quem precisa ser informada sobre o acontecimento.

É fundamental que o local do acontecimento tenha um plano de comunicação e um plano de emergência interno estabelecido.

Como comunicar e para onde ligar?

A comunicação é uma componente significativa nesses momentos.

Em caso de emergência devemos ligar para o 112 e comunicar sobre o ocorrido.

Precisamos saber a morada do local e o número do telefone que de onde estamos a fazer a chamada. Tentar procurar um lugar seguro para realizar a chamada. Falar devagar para que a pessoa possa entender as informações.

Nunca desligar a chamada até a operadora dizer para desligar.

O local tendo um plano de emergência interno, deve seguir todos os passos para assim evitar perdas maiores.

O que fazer antes de uma situação de emergência?

Não há regras do que fazer, mas elaborar um bom plano de comunicação e seguir o plano de emergência interno é um grande passo para correr tudo pelo melhor, porque quando acontecer uma emergência as pessoas terão menos dificuldade de saber como agir.

Após a situação de emergência, e já com o ambiente de volta à normalidade, é importante avaliar o plano de comunicação e o plano de emergência interno e analisar o que funcionou e o que faltou, os pós e contras, para assim melhorar o plano de atuação.

O que é um plano de comunicação?

O plano de comunicação é um modelo onde constam as informações a serem transmitidas em caso de emergência e como se procede o regresso à normalidade.

É importante seguir alguns passos para a elaboração deste plano:

·        Definir objetivos e metas;

·        Identificar o público-alvo;

·        Definir como e onde vai comunicar;

·        Definir os canais de comunicação;

·        Fazer testes/simulacros;

·        Analisar os resultados e feedbacks;

·        Definir a equipa que irá  comunicar com os Órgãos de Comunicação Social.

Ter o plano de comunicação desenvolvido de uma forma clara com um plano de intervenção no espaço ajuda a evitar maiores desastres. A comunicação é uma peça fundamental para conseguir ajuda em situações de emergências.

Na próxima semana vamos enquadrar a temática: Situação de Emergência – a comunicação, nas Medidas de Autoproteção (MAP).

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