Situações de emergência – a comunicação
No nosso dia-a-dia podem acontecer algumas situações de emergências e é importante saber como agir.
Mas o que é uma situação de emergência?
Compreende-se por uma situação incomum da rotina e que acontece de repente. É causada por algum desastre, calamidade ou uma catástrofe.
Nessas situações, quanto mais envolvida e próxima a pessoa estiver do ocorrido, mais nervosa fica, menos lúcida e sem ter uma boa capacidade de comunicação.
A comunicação é importante para conseguir obter ajuda de quem está mais distante e de quem precisa ser informada sobre o acontecimento.
É fundamental que o local do acontecimento tenha um plano de comunicação e um plano de emergência interno estabelecido.
Como comunicar e para onde ligar?
A comunicação é uma componente significativa nesses momentos.
Em caso de emergência devemos ligar para o 112 e comunicar sobre o ocorrido.
Precisamos saber a morada do local e o número do telefone que de onde estamos a fazer a chamada. Tentar procurar um lugar seguro para realizar a chamada. Falar devagar para que a pessoa possa entender as informações.
Nunca desligar a chamada até a operadora dizer para desligar.
O local tendo um plano de emergência interno, deve seguir todos os passos para assim evitar perdas maiores.
O que fazer antes de uma situação de emergência?
Não há regras do que fazer, mas elaborar um bom plano de comunicação e seguir o plano de emergência interno é um grande passo para correr tudo pelo melhor, porque quando acontecer uma emergência as pessoas terão menos dificuldade de saber como agir.
Após a situação de emergência, e já com o ambiente de volta à normalidade, é importante avaliar o plano de comunicação e o plano de emergência interno e analisar o que funcionou e o que faltou, os pós e contras, para assim melhorar o plano de atuação.
O que é um plano de comunicação?
O plano de comunicação é um modelo onde constam as informações a serem transmitidas em caso de emergência e como se procede o regresso à normalidade.
É importante seguir alguns passos para a elaboração deste plano:
· Definir objetivos e metas;
· Identificar o público-alvo;
· Definir como e onde vai comunicar;
· Definir os canais de comunicação;
· Fazer testes/simulacros;
· Analisar os resultados e feedbacks;
· Definir a equipa que irá comunicar com os Órgãos de Comunicação Social.
Ter o plano de comunicação desenvolvido de uma forma clara com um plano de intervenção no espaço ajuda a evitar maiores desastres. A comunicação é uma peça fundamental para conseguir ajuda em situações de emergências.
Na próxima semana vamos enquadrar a temática: Situação de Emergência – a comunicação, nas Medidas de Autoproteção (MAP).
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